new Button(name, target [, processKey] [, newTab])
Controle visual com formato de botão, exibido na barra de botões de um processo ou de uma grade.
O caractere "&" antes de uma das letras do nome ou do rótulo do botão indica que a letra será preferencialmente escolhida como atalho. Caso a letra já esteja definida como um outro atalho de ação, o atalho será vinculado a alguma outra letra do rótulo, ou a um número, caso não existam letras possíveis de serem usadas como atalho.
Um botão pode ser utilizado para:
- direcionar o usuário para uma outra interação ou atividade, inclusive de outro processo;
- executar um evento JavaScript na interação corrente; Este construtor não deve ser executado diretamente. Para criar um botão, utilize os métodos Process.button ou Grid.button.
Parameters:
Name | Type | Argument | Description |
---|---|---|---|
name |
string | Nome do botão. O valor informado também será utilizado como o texto do botão, caso a propriedade label não seja informada. |
|
target |
string | function | Poderá ser informado:
|
|
processKey |
number |
<optional> |
Indica a chave do processo que contém a atividade ou interação informada no parâmetro "target". Será considerado o processo corrente quando não for informado. |
newTab |
boolean |
<optional> |
Indica se deve ser criada uma nova aba para exibir a interação ou atividade informada em "target". Considerado "false" quando não for informado. |
- See:
-
- Grid#button
- Process#button
Examples
this.button("Soma", "sumInteraction")
this.grid.button("Exibir quantidade registros", function (bt) { const grid = bt.parent; const process = bt.process; process.alert(grid.ds.recordCount); });
Members
-
accessKey :string
-
Letra sugerida para ser utilizada como tecla de acesso, pela qual o botão será acionado via teclado pressionando essa letra juntamente com a tecla Alt. A letra deve ser maiúscula e não acentuada.
A letra sugerida poderá ser ignorada caso haja um atalho preexistente no navegador ou se ela já tiver sido utilizada por um outro botão do processo ou de outra grade na mesma tela.
Type:
- string
-
createNewTab :boolean
-
Indica se deverá ser aberta uma nova aba para exibir o conteúdo da interação ou atividade apontada por esta âncora.
Type:
- boolean
-
defaultAction :boolean
-
Determina se este botão deve ser considerado o botão padrão do processo.
O botão padrão é disparado automaticamente quando o usuário informa o último campo de uma grade de variáveis. Ele é destacado em negrito.Type:
- boolean
- Deprecated:
-
- Utilize a propriedade defaultButton
- See:
-
defaultButton :boolean
-
Determina se este botão deve ser considerado o botão padrão do processo.
O botão padrão é disparado automaticamente quando o usuário informa o último campo de uma grade de variáveis. Ele é destacado em negrito.Type:
- boolean
-
disabledIcon :number
-
A exibição de ícones em botões não é mais suportada.
Type:
- number
- Deprecated:
-
- Yes
-
enabled :boolean
-
Indica se o botão pode ser clicado pelo usuário. Quando desabilitado, ele estará visível, mas com uma cor diferente, sinalizando que não pode ser utilizado.
É recomendada a utilização das propriedades Process.enabledButtons e Grid.enabledButtons para definir quais botões estão habilitados.Type:
- boolean
- See:
-
- Process#enabledButtons
- Grid#enabledButtons
-
help :string
-
Texto de ajuda do botão. É exibido na visualização da ajuda do processo ou da grade que este botão está vinculado. É exibido para o usuário final ao manter o mouse sobre o botão caso não possua a propriedade
hint
preenchida.Type:
- string
-
hint :string
-
Mensagem que será exibida para o usuário final quando ele passar o mouse sobre o botão.
Type:
- string
-
icon :number
-
A exibição de ícones em botões não é mais suportada.
Type:
- number
- Deprecated:
-
- Yes
-
label :string
-
Texto que será exibido no botão. Caso não seja informado, será utilizado o valor da propriedade "name".
Type:
- string
-
maxSelectedRecords :number
-
Indica a quantidade máxima de registros selecionados para que este botão possa ser utilizado em uma grade.
Propriedade válida apenas para botões de grade.Type:
- number
- See:
-
minSelectedRecords :number
-
Indica a quantidade mínima de registros selecionados para que este botão possa ser utilizado em uma grade.
Propriedade válida apenas para botões de grade.
Valor padrão: 1.Type:
- number
- See:
-
name :string
-
Nome do botão.
Type:
- string
-
nextInteractionName :string
-
Nome da interação ou atividade que será exibida quando o componente for acionado.
Type:
- string
-
nextProcessId :string
-
Id da instância de um processo que contém a atividade ou interação informada na propriedade "nextInteractionName". Quando esta propriedade é informada, um processo já aberto pelo usuário será navegado para a interação ou atividade informada em "nextInteractionName".
Type:
- string
-
nextProcessKey :number
-
Chave do processo que contém a atividade ou interação informada na propriedade "nextInteractionName". Será considerado o processo corrente quando não for informado.
Type:
- number
-
order :number
-
Indica a ordem do botão na barra de botões. Os botões são exibidos em ordem crescente da propriedade "order". Quando não for informado, os botões serão exibidos na ordem em que foram declarados.
Type:
- number
-
parameters :Array.<Array.<(string|number|boolean|Date|null)>>
-
Array com os parâmetros a serem enviados para a interação de destino, quando este botão não tiver o evento "onClick". Deve ser um array de array com duas posições sendo a primeira o nome do parâmetro e a segunda o valor.
Esta propriedade é legada e mantida apenas para fins de compatibilidade. Em novas implementações, utilize apenas a propriedade
params
.Type:
- Array.<Array.<(string|number|boolean|Date|null)>>
- Deprecated:
-
- Utilize a propriedade `params`.
- See:
-
params :Record.<string, (string|number|boolean|Date|null)>
-
Parâmetros que serão passados para o processo destino quando este botão não tiver o evento "onClick" configurado.
Esta propriedade é um objeto que associa os nomes das propriedades ao seus valores. As propriedades informadas serão definidas no processo destino quando o botão for acionado. Somente podem ser informados valores primitivos ou datas.
Type:
- Record.<string, (string|number|boolean|Date|null)>
Example
let btn = this.button('run', 'runInteraction'); btn.params.userName = ds.num('iFullName'); btn.params.description = ds.str('iDescription');
-
parent :Process|Grid
-
Objeto que contém este botão. Poderá ser uma instância de:
- Process, para os botões de um processo;
- Grid, para os botões de uma grade;
Type:
- Process | Grid
- See:
- Process, para os botões de um processo;
-
permissionKeyWord :string
-
Palavra chave utilizada para controlar o poder do usuário em disparar esta âncora. Se o usuário não tiver permissão, o componente será exibido desabilitado, independente do valor da propriedade "enabled".
Quando informado, o usuário ou o seu grupo deverão ter ao menos uma permissão que contenha a palavra chave definida. A permissão deve ser concedida no processo Admin > Segurança > Permissões, selecionado o processo na árvore de diretórios e arquivos, e adicionando um registro na grade de permissões e preenchendo o campo "Palavras Chaves".Type:
- string
-
process :Process
-
Instância do processo onde este objeto foi criado.
Type:
- Process
- See:
-
timeout :number
-
Indica o tempo em milissegundos para o disparo automático do botão.
Type:
- number
- Deprecated:
-
- Utilize a propriedade "timer".
- See:
-
timer :ButtonTimer
-
Temporizador para disparos automáticos do botão.
Type:
- ButtonTimer
- See:
-
- ButtonTimer
-
validateLastInteraction :boolean
-
Determina se os componentes da interação corrente serão notificados que irá ocorrer uma navegação para uma outra interação, possibilitando que os componentes notificados tomem ações para validar os seus estados, podendo inclusive cancelar o comando de navegação do usuário.
A ação de validação irá variar entre os componentes notificados. Por exemplo: a grade irá executar um "post" caso o registro atual se encontre em edição e irá bloquear a navegação caso o registro não possa ser gravado.Type:
- boolean
-
visible :boolean
-
Indica se o botão deve ser exibido na barra de botões do processo ou da grade.
É recomendada a utilização das propriedades Process.visibleButtons e Grid.visibleButtons para definir quais botões devem ser exibidos.
Type:
- boolean
- See:
-
- Process#visibleButtons
- Grid#visibleButtons
Methods
-
assign(obj)
-
Atribui as propriedades desta instância com os valores das propriedades da instância informada.
Parameters:
Name Type Description obj
Button Objeto do qual se deseja obter os valores.
-
clone()
-
Cria uma cópia desta instância.
Returns:
- Type
- Button
-
disable()
-
Desabilita o botão.
- Deprecated:
-
- Utilize a propriedade enabled.
- See:
-
enable()
-
Habilita o botão.
- Deprecated:
-
- Utilize a propriedade enabled.
- See:
-
hide()
-
Torna o botão invisível.
- Deprecated:
-
- Utilize a propriedade visible.
- See:
-
show()
-
Torna o botão visível.
- Deprecated:
-
- Utilize a propriedade visible.
- See: