Class: RealmConfig

@nginstack/engine/lib/http/RealmConfig~ RealmConfig


new RealmConfig()

Configuração de um realm de ambientes JavaScript do Engine. Um realm identifica um perfil de ambientes JavaScript e associa a ele configurações sobre persistência e o controle de estado da sessão do usuário, permitindo que aplicações e serviços HTTP distintos criados sobre o Engine sejam isoladas.

Por exemplo, um sistema de retaguarda do ERP e um site de comércio eletrônico têm necessidades distintas. Enquanto o sistema de retaguarda pode empregar um ambiente que preserve o estado da sessão no servidor para simplificar a construção da aplicação, um site de comércio eletrônico não pode empregar a mesma abordagem, pois ela não escala para centenas ou milhares de usuários por servidor. Além disso, por motivos de segurança, um usuário do site do comércio eletrônico não deveria ter como acessar uma sessão de um usuário da retaguarda. Para essas aplicações, poderíamos configurar um realm "retaguarda" do tipo Stateful e um outro "comércio-eletrônico" Stateless.

Os realms são configurados no diretório ** /Configuração/Realms **. Para definir um realm, deverá ser criado um subdiretório neste caminho. O nome do realm será o mesmo do diretório criado. Dentro dele deverão ser criados arquivos com a extensão .json contendo as configurações do realm. Poderão ser utilizadas as mesmas propriedades definidas nesta classe. Caso haja mais de um arquivo de configuração, eles serão mixados pela ordem alfabética do nome dos arquivos. Caso os arquivos definam as mesmas propriedades, prevalecerão os valores da última configuração.

Uma vez definido um realm, poderão ser associados a ele caminhos da VFS ou rotas HTTP. Para o primeiro, deverá ser definido em um arquivos x-model ou x-class por meio da seguinte configuração:

this.realm = '<REALM_NAME>';

Para associar rotas HTTP a um realm, deverão ser informadas as propriedades RouteDef#realm e RouteSetDef#realm nos arquivos de configuração das rotas.

Importante: em versões antigas, o Engine permitia configurar o realm por classe/diretório da VFS, utilizando para isso a classe SessionConfiguration. Essa abordagem tornou-se não recomendada, pois permite que o mesmo realm possua configurações distintas caso ele seja configurado em mais de uma classe/diretório, provocando comportamentos imprevisíveis. É recomendado que essas configurações sejam migradas para o formato definido por esta classe, mantendo no x-model/x-class apenas a associação com o nome do realm. As configurações de tipo de ambiente, tempo de vida, timeout e compressão HTTP devem ser migradas para este novo modelo. É importante ter atenção que as propriedades de tempo de vida e timeout da classe SessionConfiguration são definidas em segundos enquanto nesta classe elas são definidas em milissegundos. Portanto, ao realizar a migração da configuração, multiplique os valores configurados no x-model/x-class por 1000 ao criar um arquivo de configuração json.

Example
// Exemplo de arquivo de configuração de Realm
{
  "environmentType": "stateless",
  "cleanupEnvironment": false,
  "maxLifeTime": 7200000, // 12h
  "maxInactiveTime": 1800000, // 30min
  "httpCompressionEnabled": true
}

Members


application :DBKey|number

Indica que todas as sessões JavaScript criadas neste realm são associadas ao aplicativo indicado para fins de monitoramento de recursos do sistema.

Propriedades das sessões stateful associadas a um aplicativo são publicadas automaticamente pelo Engine na tabela iApplicationSession, permitindo uma visão consolidada dos recursos consumidos pelo aplicativo.

Type:
  • DBKey | number

cleanupEnvironment :boolean

Indica que o ambiente javaScript deve ser limpo a cada execução. Esta propriedade é útil para testar o desenvolvimento em ambientes stateless, pois permite ao desenvolvedor ter a certeza que uma execução não depende de informações de execuções anteriores.

Type:
  • boolean

clientTrackingEnabled :boolean

Indica se o dispositivo utilizado pelo cliente para acessar o sistema será identificado pelo Engine por meio de um cookie único associado a ele no primeiro acesso.

Quando esta opção está habilitada, a propriedade clientId é atribuída pelo Engine com o identificador do dispositivo.

O cliente pode optar por não enviar esse cookie de identificação, portanto as regras de negócio que utilizem essa propriedade devem contar que o cliente pode não ter sido identificado.

Type:
  • boolean
See:

environmentType :string

Define o tipo de ambiente JavaScript que deverá ser utilizado para executar as páginas, scripts e rotas associadas a este realm. Valores possíveis:

  • 'stateless': a cada execução o ambiente JavaScript será obtido de um pool associado ao realm. Este ambiente poderá conter informações de execuções anteriores, inclusive de outras sessões do mesmo realm. Utilize a propriedade cleanupEnvironment para indicar que o ambiente deve ser limpo a cada execução.

  • 'stateful': um ambiente JavaScript exclusivo será criado para cada sessão de usuário. Todas as alterações do ambiente de execuções anteriores estarão disponíveis no ambiente. Este ambiente não sofrerá modificações de outras sessões de usuários. Note que o ambiente javaScript não será persistido caso o servidor seja finalizado e que o uso de sessões stateful requer que o cliente tenha o recurso de controle de cookies habilitado.

Importante: sessões stateful fazem um elevado uso de memória e devem ser evitadas. O seu uso limita significativamente a quantidade de sessões de usuários suportadas por um servidor Engine.

Type:
  • string

httpCompressionEnabled :boolean

Indica que as requisições devem ser comprimidas caso o cliente suporte compressão e se o content type da resposta indicar que deve haver compressão. A configuração da compressão por tipos de arquivos é realizada na classe de dados Tipos de Arquivos.

Type:
  • boolean

loginAuditingEnabled :boolean

Indica que todos os logins realizados nas sessões JavaScript criadas neste realm serão registrados no log para fins de auditoria. Somente sessões do tipo stateful permitem esta configuração.

Type:
  • boolean

maxInactiveTime :number

Indica em milissegundos o intervalo de inatividade máximo do ambiente javaScript utilizado para a execução de scripts deste diretório. Esta configuração permite que ambientes criados para atender um pico de demanda sejam destruídos quando deixarem de serem utilizados, reduzindo o consumo de memória durante a inatividade do servidor.

Type:
  • number
Default Value:
  • 15 minutos

maxLifeTime :number

Indica em milissegundos o tempo de vida do ambiente javaScript utilizado para a execução de scripts deste diretório. Esta configuração permite que ambientes reutilizados por várias sessões, com alto consumo de memória, sejam destruídos para que novos ambientes possam ser criados.

Informe o valor 0 para indicar que o ambiente não possui limite de tempo de vida, principalmente para ambientes do tipo stateful, onde o tempo de inatividade é que deverá definir a vida da sessão do usuário.

Type:
  • number
Default Value:
  • 1 dia

runtime :string

Define a engine JavaScript que deverá ser utilizada para executar as páginas, scripts e rotas associadas a este realm. Valores possíveis:

  • 'ije': engine que permite executar o iJavaScript, variação do JavaScript empregada no sistema.

  • 'v8': engine JavaScript da Google com suporte ao ES6. Mais detalhes em https://developers.google.com/v8/.

Caso não seja explicitamente configurado, será utilizado o runtime padrão configurado no Engine.

Importante: há incompatibilidades entre os runtimes, portanto os códigos JavaScript criados para o runtime ije podem não ser suportados no runtime v8 e vice-versa.

Type:
  • string

sessionTrackingEnabled :boolean

Indica se o Engine rastreará automaticamente a sessão do usuário por meio de um cookie único enviado ao cliente na criação da sessão. Somente sessões do tipo stateful permitem o rastreio da sessão.

Quando esta opção está desativada, o cliente deve manualmente indicar a sessão ao Engine por meio do cabeçalho HTTP "x-session-id" ou via parâmetro "ngin_sid" na query string ou corpo da requisição.

Type:
  • boolean
See:

Methods


<static> fromKey(directory)

Obtém a configuração de um realm a partir de um diretório da Virtual File System. A configuração é obtida avaliando todos os arquivos .json contidos no diretório pela ordem alfabética dos nomes dos arquivos.

Parameters:
Name Type Description
directory number

Chave do diretório que define o realm. Será gerado um erro caso o diretório informado não seja um subdiretório de /Configuração/Realms.

Returns:

Configuração do realm solicitado.

Type
RealmConfig

<static> fromName(name)

Obtém a configuração de um realm a partir do seu nome. Os realms são definidos por meio de diretórios em /Configuração/Realms. O nome do realm será o nome do subdiretório e sua configuração é obtida avaliando todos os arquivos .json contidos no diretório pela ordem alfabética dos nomes dos arquivos.

Parameters:
Name Type Description
name string

Nome do diretório que define o realm. Será gerado um erro caso o diretório informado não seja um subdiretório de /Configuração/Realms.

Returns:

Configuração do realm solicitado.

Type
RealmConfig