Desenvolvimento

Perguntas frequentes sobre o módulo “Desenvolvimento”.

01. Como avaliar o modo estrito de definição de classes de dados?

No processo de Avaliação do modo estrito é possível verificar quais classes do sistema já estão operando em modo estrito, quais ainda não estão, mas possuem todos os pré-requisitos para estarem, e indica também, se a classe possui x-class.

Acesse o processo pelo caminho “Desenvolvimento > Classes de dados > Avaliação do modo estrito”. Ao abrir o processo será exibida uma grade de variáveis com os seguintes campos:

  • Produtos: Informe os produtos os quais você deseja que sejam exibidos neste relatório. Caso este venha vazio todos os produtos serão contemplados.
  • Nível de expansão: Informe até que nível deseja que árvore de processos e relatórios esteja expandido.
  • Classe de Dados: Informe a classe base para avaliar o modo estrito.
  • Modo de contração: informe o modo de contração dos dados
  • Exibir erro ao habilitar modo estrito: Indica se a coluna contendo o erro lançado ao tentar a habilitar o modo estrito para aquela classe será exibida.

Após todos os dados serem preenchidos clique no botão executar e aguarde o processamento para que seja exibido um relatório contendo as informações das classes desejadas.


02. Como criar chaves negativas para um produto do sistema?

Para habilitar a criação de chaves negativas no sistema o usuário deve utilizar a opção “Modo desenvolvimento” no menu do Perfil do usuário.

É aconselhável desabilitar a criação de chaves negativas no sistema logo após criar as chaves desejadas. Para isso, basta clicar no botão “Dev” exibido na barra superior do sistema.


04. Como usar o histórico de bloqueios?

Os principais caminhos para acessar o histórico de bloqueios são “Desenvolvimento > Build do sistema > Histórico de bloqueios” ou “Desenvolvimento > Atualizações > Histórico de bloqueios”.

Ao entrar no processo, é exibida uma grade com dois campos. Através dos dois campos deve ser definida a data inicial e a final para determinar o período da consulta para ser exibido o relatório:

  • Informações exibidas - Será possível visualizar as informações abaixo:

    • Chave do bloqueio.

      1. Nome do produto bloqueado (É possível realizar o bloqueio somente para um produto do sistema).
      2. Motivo do bloqueio.
      3. Comentário do bloqueio.
      4. Chave do evento de desbloqueio.
      5. Data e hora do bloqueio.
      6. Nome do usuário responsável pelo bloqueio (Caso o bloqueio seja por build terá o nome do usuário que executou-o ou agendou a execução dele).
  • Bloqueio


05. Como criar novos campos nas tabelas do sistema?

Crie a definição do campo em um arquivo x-model ou x-class existente ou em um novo arquivo no diretório da iVFS do que representa a tabela no banco. Informação detalhada sobre a criação de arquivos x-class e x-model pode ser encontrada no manual de desenvolvimento do engine.

Acesse o processo de atualização de estrutura em “Desenvolvimento > Base de dados > Atualização de estrutura”. Neste momento será feita uma análise dos arquivos de definição do modelo de dados por modificações a serem refletidas no banco. Escolha as alterações que deseja consolidar no banco e clique em “Continuar” para aplicá-las. Reinicie a base para concluir o processo.


06. A criação da tabela de soma falhou com o erro "Alteração de dados detectada na tabela <nome da tabela> durante a criação da estrutura". Como proceder? [su_e13070201]

Esta mensagem ocorre apenas durante a criação de uma ou mais visões através do processo “Desenvolvimento > Base de dados > Tabelas de soma”. A criação de uma visão deve ser realizada sem que haja gravação alguma nas tabelas envolvidas e durante todo o período de criação, caso contrário, esta mensagem será exibida.

Caso se esteja visualizando esta mensagem, deve-se criar novamente a(s) visão(ões) sem que haja alteração de dados nas tabelas envolvidas. Para isto, sugere-se que o procedimento seja realizado em horário de nenhum uso do sistema, ou ainda, que o Engine que esta conectado diretamente ao SGBD seja isolado de qualquer acesso via rede, concedendo-se apenas o acesso ao administrador que realizará o procedimento de criação das visões.